Como engenheiro de produção e autor de vários artigos para o Industrial Blog, acho que será muito interessante falar sobre a importância dos profissionais de engenharia de produção na indústria. Nada melhor do que motivar cada vez mais pessoas a buscarem a engenharia de produção e atuarem no setor como opção de carreira. Acredito que com cada vez mais profissionais de engenharia de produção nessas indústrias, o Brasil poderá continuar a retomar o crescimento e criar mais riquezas.
Crescimento exponencial na engenharia de produção
Tanto, isso não se reflete apenas na crescente demanda por engenheiros de produção e engenheiros, não só na área industrial, mas também em diversos outros ramos de atividade.
Para você ter uma ideia, quando eu fiz o vestibular em 1997, o Rio de Janeiro tinha apenas um curso completo de engenharia de produção, enquanto o estado tinha apenas três, ano passado, foram mais de 70 cursos no estado. O mesmo vale para a expressividade de outras partes do Brasil.
Porém, muitas pessoas ainda não sabem da importância desse projeto, muito menos do trabalho de profissionais. Não podemos pensar na ideia de um viaduto sem engenheiros civis e motores de automóveis sem engenheiros mecânicos, certo? E engenheiro de produção, qual é o seu foco? A resposta pode ser resumida no termo “design e gestão de sistemas”, que envolve não só tecnologia e processo, mas também pessoal, clientes, fornecedores e governo, com fluxo constante de informações, materiais e dinheiro. O que é engenharia de produção? A engenharia de produção é um ramo da engenharia, dedicado à melhoria e implementação de sistemas, envolvendo: pessoas material equipamento energia em formação É responsável pelo desenho, implantação, operação, melhoria e manutenção do sistema integrado de produção de bens e serviços. Em outras palavras, a produção não está relacionada apenas a commodities, mas também a serviços. Não sei se você já parou de pensar nisso, mas geralmente quando se fala em produtos, se você considera um produto, serviço também pode ser considerado como um produto que funciona naquele produto.
Comentários